terça-feira, 23 de julho de 2013

Zoologia: A diversidade dos animais


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO – UFERSA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
PROGRAMA DE FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CAMPO DE ATUAÇÃO: E. E. ANTÔNIO DE SOUZA MACHADO - MOSSORÓ/RN.
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
BOLSISTA: ADELITA ALVES DE SOUZA
TURMA: séries finais do ensino fundamental
 HORÁRIO: quarta/vespertino
CRONOGRAMA: 5h/aula – 13h00min às 17h30min;       

  1. CONTEÚDO: A diversidade dos animais
  2. JUSTIFICATIVA:
O reino dos animais – Animalia – é o maior e mais diversificado do mundo vivo, contando com mais de 1 milhão de espécies descritas, entre elas a espécie humana. Conhecer o grupo de seres com os quais compartilhamos estratégias evolutivas é, além de um investimento em saber cientifico, uma forma de autoconhecimento.

  1. OBJETIVO GERAL:
  • Estudar as principais características dos nove filos do reino Animalia.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer a classificação do Reino Animal;
·         Identificar características que diferenciam os animais;
·         Compreender a importância de se classificar os seres vivos;
·         Conceituar autotróficos e heterotróficos;
·         Obter noções sobre a nomenclatura de Lineu;
·         Conceituar biodiversidade;
·         Obter noção sobre a importância da biodiversidade para a vida no planeta e para o bem-estar da humanidade;
·         Diferenciar célula procariótica de célula eucariótica;
·         Diferenciar seres pluricelulares versus unicelulares;
  • Conceituar evolução;
  • Entender a explicação de Lamarck para a evolução;
  • Compreender a explicação de Darwin para a evolução;
  • Reconhecer as adaptações dos seres vivos ao ambiente como decorrência da evolução por meio da seleção natural;
  • Interpretar árvores filogenéticas não muito complexas;

  1. METODOLOGIA:
  • Exibição do vídeo aula;
  • Pesquisa bibliográfica sobre o tema;
  • Confecção de cartazes contendo os filos, classes, principais representantes e características;
  • Pintura no muro da escola com a temática estudada, ou seja, alguns representantes dos filos estudados e uma árvore filogenética;
  1. AVALIAÇÃO:
  • Avaliação de forma lúdica por meio da construção de uma trilha com representantes das classes: peixes, aves, répteis, aves e mamíferos e suas principais características.
  1. REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário