MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
COORDENAÇÃO
DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO – UFERSA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
PROGRAMA DE FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CAMPO DE
ATUAÇÃO: E. E. ANTÔNIO DE SOUZA MACHADO - MOSSORÓ/RN.
DISCIPLINA:
CIÊNCIAS
BOLSISTA:
ADELITA ALVES DE SOUZA
TURMA:
séries finais do ensino fundamental
HORÁRIO: quarta/vespertino
CRONOGRAMA:
5h/aula – 13h00min às 17h30min;
- CONTEÚDO: A diversidade dos animais
- JUSTIFICATIVA:
O reino
dos animais – Animalia – é o maior e mais diversificado do mundo vivo, contando
com mais de 1 milhão de espécies descritas, entre elas a espécie humana.
Conhecer o grupo de seres com os quais compartilhamos estratégias evolutivas é,
além de um investimento em saber cientifico, uma forma de autoconhecimento.
- OBJETIVO GERAL:
- Estudar
as principais características dos nove filos do reino Animalia.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conhecer a classificação do Reino
Animal;
·
Identificar características que
diferenciam os animais;
·
Compreender a importância de se
classificar os seres vivos;
·
Conceituar autotróficos e
heterotróficos;
·
Obter noções sobre a nomenclatura
de Lineu;
·
Conceituar biodiversidade;
·
Obter noção sobre a importância
da biodiversidade para a vida no planeta e para o bem-estar da humanidade;
·
Diferenciar célula procariótica
de célula eucariótica;
·
Diferenciar seres pluricelulares versus unicelulares;
- Conceituar evolução;
- Entender a explicação de
Lamarck para a evolução;
- Compreender a explicação de
Darwin para a evolução;
- Reconhecer as adaptações dos
seres vivos ao ambiente como decorrência da evolução por meio da seleção
natural;
- Interpretar árvores
filogenéticas não muito complexas;
- METODOLOGIA:
- Exibição do vídeo aula;
- Pesquisa bibliográfica sobre
o tema;
- Confecção de cartazes
contendo os filos, classes, principais representantes e características;
- Pintura no muro da escola
com a temática estudada, ou seja, alguns representantes dos filos
estudados e uma árvore filogenética;
- AVALIAÇÃO:
- Avaliação de forma lúdica
por meio da construção de uma trilha
com representantes das classes: peixes, aves, répteis, aves e
mamíferos e suas principais características.
- REFERÊNCIAS:
- AMABIS, José mariano e
MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos (Ensino médio – vol.
2). 3 ed. São Paulo: Moderna, 2010.
- Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37331
; Acesso em: 14/02/13;
- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8HmT9wg5ksw&feature=related;
Acesso em: 14/02/13;
Nenhum comentário:
Postar um comentário