MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
COORDENAÇÃO
DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
UNIVERSIDADE
FEDERAL RURAL DO SEMI-ARIDO – UFERSA
PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID
PROGRAMA
DE FORMAÇAO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR
CURSO DE
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CAMPO DE
ATUAÇÃO: Escola Estadual Antônio de Souza Machado - Mossoró/RN.
DISCIPLINA:
Ciências-
Botânica
BOLSISTA:
Maria
Virgens de Oliveira Melo
TURMA:
séries finais do ensino fundamental
HORÁRIO: quarta/vespertino
CRONOGRAMA:
2h/aula para a coleta – 2h/para identificação e 1h/ para colar as etiquetas;
CONTEÚDO: CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS- confeccionar
uma exsicata.
JUSTIFICATIVA:
As coleções
de herbário são a mais poderosa ferramenta para o conhecimento sistemático e o
entendimento das relações evolutivas e fitogeográficas da flora de uma
determinada área ou região.
Um herbário é uma coleção de plantas composta por amostras secas de
ramos com folhas, flores e/ou frutos, fixadas num pedaço de cartolina, ou papel
madeira. Esta amostra é chamada exsicata, a qual é acompanhada de uma etiqueta
com dados sobre o nome científico e descrição da planta - a identificação - ,
local e ambiente de coleta; coletor e data de coleta. A exsicata é a unidade
básica de coleção de um herbário, pois constitui material testemunho
referencial para futuros estudos. Ela é registrada e numerada antes de ser
incorporada ao acervo.
3.1 OBJETIVO GERAL:
Despertar nos alunos o interesse
pelo estudo da Botânica e estimula-los a
aplicar este conhecimento na preservação do meio ambiental e no contexto escolar.
3.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Caracterizar a Botânica como disciplina científica;
- Saber identificar os tipos de folhas, em dicotiledônea ou monocotiledônea.
- Introduzir tipos de folhas;
- Apresentar árvores utilizadas na arborização;
- Introduzir rudimentos de taxonomia vegetal;
- Apresentar a importância ecológica dos vegetais e sua relação com os animais em seu ambiente nativo;
- Abordar a Botânica de forma interdisciplinar, ou seja, envolvendo outras disciplinas ministradas na escola.
- Identificar os tipos de as folhas em monocotiledôneas e dicotiledôneas.
- Conhecer os grupos das vegetais.
4- METODOLOGIA:
- A atividade requer observação fora da sala de aula, com os alunos coletando e armazenando folhas, sem falta nem uma estrutura da amostra, haverá orientação prévia do professor. Os principais aspectos morfológicos a serem observados são: limbo, pecíolo, estípulas, bainha e nervuras, sendo esse o primeiro caráter a ser utilizado na classificação entre monocotiledôneas e dicotiledôneas.
- A classificação dos grandes grupos das plantas: As briófitas, as peretofítas, gimnospermas e angiospermas.
- Interpor o material coletado em folhas de jornal dobradas, distendendo-o, de modo que os órgãos ou estruturas não se sobreponham. Essas serão suas primeiras pastas.
- Intercalar cada uma das pastas do item anterior com folhas de jornal dobradas e para cada conjunto de duas outras pastas, intercalar folhas de papelão canelado.
- Nas faces externas dessa pilha de pastas, colocar as pranchas de “Duratex” e amarrar o conjunto fortemente para prensar o material.
- Manter o material prensado em estufa ou lugar quente e seco, para que se processe a secagem, podendo, até mesmo, expô-lo ao sol.
- Trocar periodicamente as folhas de jornal caso o material prensado não permaneça em estufa. Não existe tempo determinado para a secagem.
- Evitar a danificação do material por insetos, usando naftalina.
Montagem
das Exsicatas
Após a triagem, o material a
ser incorporado ao herbário vai à montagem, que consiste na colagem cuidadosa do ramos com folha, flor
e/ou fruto no centro de um pedaço de cartolina de 3 x 45 cm.
No canto
superior esquerdo da cartolina fica um pequeno envelope de 7 x 15 cm onde são
guardados pequenos fragmentos da amostra. No canto inferior direito é afixada a
etiqueta de 15 x 10 cm onde estão registrados os dados da planta, do local e
ambiente de coleta e do coletor. O processo de produção das etiquetas é todo
feito em computador ou manual.
5-Recursos Didáticos:
- Quadro-negro, giz, máquina fotográfica, jornais, presa e barbante.
- Etiquetas e pequenos envelopes;
- Agulha para costura as folhas;
- Papel madeira;
6-AVALIAÇÃO:
- Ser, o considerados o envolvimento dos alunos e a sua participação oral durante as aulas aferindo-se formal ou informalmente os conhecimentos adquiridos, considerados os objetivos estabelecidos.
- Nos trabalhos práticos será considerados o grau de envolvimento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades tais como: coleta e como conserva , capacidade de descrever o material coletado, de usar guias de identificação o, de reconhecer algumas plantas e relatar os resultados obtidos.
7-REFERÊNCIAS:
LOPES,
S.; ROSSO, S. Biologia. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 420 p.
DAMIÃO-FILHO,
C.F.; MORO, F.V. Morfologia externa de espermatófitos. Jaboticabal – SP:
FCAV/UNESP, 1993. 145p.
Vídeo
está disponível no youtube: Aprenda
fazer Exsicata com Prof Roberto UNIAMERICA
ANEXOS:
Modelo de ficha de coleta
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Classificação do vegetal:
nome científico ____________________________________________ nome popular _____________________________________________ |
Classificação da estrutura:
nome ___________________________________________________ tipo _____________________________________________________ Observações antes de herborização: _______________________________________________________ _______________________________________________________ Observações após a herborização: _______________________________________________________ _______________________________________________________ |
Coletado por:___________________________________________
Data da coleta:__________________________________________ Características do local:_________________________________ ______________________________________________________ ______________________________________________________ |
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