quinta-feira, 14 de novembro de 2013

AULA PRÁTICA PRODUÇÃO SOBRE SISTEMA DE CONSORCIO: PEIXE/ARROZ

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA /PIBID

ROTEIRO PARA AULA PRÁTICA
PRODUÇÃO SOBRE SISTEMA DE CONSORCIO: PEIXE/ARROZ

DESTINO: Apodi/RN
DATA: 28/09/2013
PERCURSO: UFERSA/ESCOLA/APODI/ESCOLA/UFERSA
SAÍDA: 07:30   CHEGADA: 12:30

Objetivo:
Levar os alunos a descobrir através da observação  e análise a importância da produção de alimentos de forma sustentável.

Metodologia:
·         Conduzir a aula através de perguntas que estimulem o raciocínio
·         Observar a sequência e coerência das questões

Questionamento:

·          Descrevam o que vocês estão observando (tudo no ambiente: construções? Elementos da natureza? Equipamentos? Trabalhadores... )

·         Observar se o solo é idêntico ao solo da escola, se não citar as diferenças:

·         Como estão dispostos esses elementos no ambiente?

·         Por que será que os elementos estão organizados dessa forma?

·         Vocês acham que esse ambiente foi modificado? Para que?

·         E como vocês acham que os peixes chegaram até aqui?

·         Descreva os animais que aqui estão (como são chamados, forma, cor, características, alimentação, respiração, locomoção, reprodução...)

·         Para que esses peixes estão sendo criados?

·         Como acontece essa criação? (técnicas)

·         Como e de que se alimentam?

·         Forma de construção dos tanques?

·         Os peixes ficam sempre no mesmo tanque? Por quê?

·         E a água é sempre a mesma? Por quê?

·          Se a água é trocada o que acontece com a água retirada dos tanques?

·         Essa água pode ser reaproveitada?

·        Estão vendo algo que sugira que esta água esta sendo reutilizada?

·         Então a criação de peixe e o cultivo do arroz estão acontecendo ao mesmo tempo, no mesmo ambiente e utilizando os mesmos recursos?

·         E isso é bom? Por quê?

·         Já tinham visto alguma plantação de arroz?

·         Descrevam o que estão vendo?

·         Sabem como se chama esse processo?

·         A técnica de consorcio oferece benefícios para o meio ambiente? Quais?

·         E na vida das pessoas?

·         E para a comunidade?

Produto Final:
Construção de uma maquete com o consórcio criação de Peixe tilapia e cultivo de Arroz;
Confecção de banner com fotos e informações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário