segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Plano de Aula DST

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO 
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO DE SOUZA MACHADO
ANO: 8º ano
PIBIDIANA: Naibe Cristina de Figueiredo, Antonia Pereira de Castro, Adelita Alves, Ainda Fernandes e Antonia Moura

PLANO DE AULA
 
Tema
DST/AIDS: É melhor prevenir do que remediar.
Conteúdo
  • Sexualidade
  •  Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • AIDS

Objetivo Geral
Compreender que as manifestações da sexualidade fazem parte da vida e são prazerosas, valorizando o sexo seguro.



Objetivos Específicos
  • Identificar prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.
  • Conhecer as principais DSTs, com a designação científica e popular, assim como, os meios de transmissão, sinais/sintomas, agente etiológico.
  • Analisar a quantidade de patas, tipo de locomoção, tipo de alimentação e ambiente que vive.











Metodologia
O estudo das DST/AIDS será desenvolvido em duas aulas teóricas e práticas com alunos do 8 º ano.
Conversar informal com os alunos sobre: diferenças e transformações do corpo masculino e feminino, o que são DST e quais as formas de prevenção.
Aula expositiva de quinze minutos enfatizando as DST, sintomatologia, e forma de contaminação. Explicando a AIDS como uma DST sem cura e alguns dados da Organização Mundial de Saúde.
Dinâmica direcionada a uma reflexão profunda levando à contextualização e a uma investigação.
Jogo de ficha: Principais DST, sintomas, forma de contaminação, tratamento, curiosidade ou mito.
Exposição e demonstração de camisinha masculina e feminina.



Recursos utilizados
  •  Data show
  • Computador
  • Fichas
Avaliação
Os alunos serão avaliados através da participação.




Referencias bibliográficas
Disponível em http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1. acesso em 07 de set de 2013.

FAVALLI, Leonel D. PESSOA, Karina A. ANGELO, Elisangela A.
Projeto Radix: Ciências 7º ano. São Paulo: Scipione, 1ª edição, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário