sexta-feira, 28 de junho de 2013

Noticia Urgente para as Pibidianas

Através deste e-mail, viemos informar que A CAPES está fazendo uma atualização de dados e troca de documentação e nos solicitou alguns documentos. Neste sentido, solicitamos encarecidamente que nos ajude a fazermos essa atualização cadastral, que deve ser realizada o mais breve possível, os documentos estão descritos abaixo:

1) Currículo Lates
  • Quem ainda não tem o Lattes, providenciar. 
  • E quem tem, favor atualizar.
2) Termo de compromisso; (Os termos estão sendo redigidos e vão ser entregues na próxima reunião dia 03/07)
  • Os termos devem ser assinados por todos os bolsistas, inclusive Supervisores e Coordenadores de Área, mesmo os que tem devem assinar pois é uma troca de documentação.
  • Os mesmos precisam ser devolvidos à coordenação e secretaria ao prazo máximo do dia 31/07/2013.
A Coordenação Institucional e a secretaria do Programa agradecem a atenção dispensada e colocam-se à disposição para maiores esclarecimentos

Respeitosamente,
-- 
Ricardo Antonio Faustino da Silva Braz.
Coordenador Institucional

terça-feira, 25 de junho de 2013

Paródia do PIBID


Por que a pele fica enrugada quando em contato com a água?


Observando hoje no Facebook no suricate seboso e bateu uma curiosidade Porque a pele fica super hidratada, o que leva a uma outra pergunta: mas as pessoas mais velhas, que também têm a pele enrugada, não ficam assim justamente pela falta de hidratação? Essa é outra verdade e, para entender a aparente contradição, é preciso ter uma pequena aula de anatomia. A camada da pele humana que fica em contato direto com o meio externo é a córnea, uma subdivisão da epiderme. A córnea - que não tem núcleo em suas células - ajuda a proteger e hidratar o corpo, concentrando cerca de 10% da água existente em toda a pele.
Se uma pessoa permanece muito tempo em contato com um meio líquido, a córnea, bastante permeável, fica encharcada. "O equilíbrio entre os sais e a quantidade de líquidos se estabelece de tal forma que a água entra em grande quantidade, permanecendo principalmente nas camadas mais superficiais", diz a dermatologista Denise Steiner. A tendência então seria todas as células da córnea se expandirem de maneira uniforme pelo excesso de hidratação. Entretanto, a ponta dos dedos, a palma das mãos e a sola dos pés têm uma grande quantidade de células mortas, que deixam a pele mais grossa e formam barreiras que impedem a expansão contínua das células cheias de líquido. O resultado é o "inchaço" irregular da pele nessas regiões, que acabam exibindo o tal aspecto enrugado. Em geral, esse processo fica mais evidente após cerca de 15 minutos em contato direto com a água.



sábado, 22 de junho de 2013

Atividades de Pesquisas

Alunos pesquisando os tipos de verminose


“Pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa.[...]Contudo, num sentido mais estrito, visando a criação de um corpo de conhecimentos sobre um certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características específicas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos..” (GATTI, 2002,p.p. 9,10). 

Um dos nossos objetivos no programa é incentivar sempre o aluno a pesquisar os conteúdos que será trabalhado, pois de acordo com as diversas concepções de ciência e com a questão da criatividade diante dos métodos científicos nos deparamos com inúmeras formas de se fazer a pesquisa. Para explicitarmos aqui algumas dessas formas é importante esclarecer o que nos diz o autor Pedro Demo (2005, p.18): “Compreendida como capacidade de elaboração própria, a pesquisa condensa-se numa multiplicidade de horizontes no contexto científico”.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Subprojeto de Ciências Biológicas

O subprojeto da Área de Ciências Biológicas esta sendo desenvolvido de julho de 2011 a julho de 2013 em Escolas da Educação Básica do Ensino Público, parceiras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA na formação de professores de Ciências e Biologia. Por meio deste subprojeto, os Professores-alunos incentivam o aprendizado de ciência através de projetos, experimentos e pesquisas. Assim o aluno além de contribuir de forma crítica, para a solução dos problemas educacionais enfrentados utiliza o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento durante a Graduação.
O presente projeto busca fortalecer a integração do ensino com a pesquisa e a extensão na formação inicial e continuada de professores, valorizando o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento da docência para a educação básica, com vistas a contribuir para a solução dos problemas enfrentados na implantação de mudanças curriculares nos sistemas educacionais, de uma forma crítica, com o aperfeiçoamento da pratica docente.

O PIBID tem como principais objetivos a formação de professores para a Educação Básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública e a valorização do magistério; a inserção dos alunos de licenciaturas no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica; e o incentivo às escolas públicas de Educação Básica, no intuito de torná-las protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas e mobilizar seus professores para atuarem como formadores dos licenciando em Ciências Biológicas.